Quem ama a Deus é
aquele que guarda a Sua palavra, como diz em Jo 14:15: “Se me amais, guardai
os meus mandamentos”.
O nosso amor por Deus
consiste em recebermos os seus preceitos, guardando-os em nossos corações. Com
isso Deus nos explica como é que podemos amá-lo verdadeiramente e de todo
coração. Pois muitos são os que falam que O amam, mas poucos o amam
verdadeiramente e o colocam em primeiro lugar no ranking dos amados.
Os que amam a Deus de
todo coração primeiramente recebem os Seus preceitos. São aquelas pessoas que
ouvem a palavra de Deus com um coração de uma criança, com curiosidade e com o
coração receptivo e disposto a aprender. Aqueles que não se negam a ouvir, mas
recebem com mansidão e carinho.
Além de receber a
palavra, aquele que verdadeiramente ama a Deus observa a palavra. Mas como é
observá-la? É quando a palavra não é apenas escutada, mas escutada
atenciosamente porque reconhecem que aquela palavra vem de Deus. Essa palavra é
também analisada posteriormente e torna-se objeto de reflexão. Essas pessoas
dão importância ao que Deus lhes fala.
Depois de receber os
preceitos e posteriormente observá-los a pessoa guarda-os dentro de si. A
palavra diz em Jo 14:21 que: “Aquele que tem os meus mandamentos e os
guarda esse é o que me ama”. Neste caso aquela palavra não foi apenas
ouvida e observada, mas, ainda, interiorizada. Ela não passa apenas pelos
ouvidos de quem ouve, mas desse para o coração e passa a fazer parte da sua
vida e influenciar em suas práticas.
Essa é a clara
condição de quem ama a Deus. É uma condição absoluta, pois Jesus diz que: “se
me amais, guardareis os meus mandamentos”.
Jo 14:15.
Quem ama a Deus se
torna morada Dele, pois Deus é amor. E assim Cristo se revelará a ele através
do amor que guarda por Deus. Jesus diz, em Jo 14:21, que: “aquele
que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele”.
E em Jo 14:23: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará
a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada”.
Deus é amor e todo o
amor vem de Deus, por isso quando estamos com o coração cheio de amor, isso
provém de Deus para aqueles que nascem Dele. Quem ama nasce de Deus. Quem ama
conhece a Deus porque Deus é amor. 1 Jo 4:7 diz: “Amados, amemo-nos uns aos
outros; porque o amor é de Deus”. Ao contrário daquele que não ama, pois
este não O conhece. Com diz 1 Jo 4:8: “Aquele que não ama não
conhece a Deus; porque Deus é amor”.
Se caminhamos cheios
de amor, com o coração aberto a esse novo sentimento, Deus permanecerá dentro
de nós e nós conseguiremos permanecer firmes e perseverantes na fé até o fim.
Porque Deus é amor.
Deus tem um amor
imenso por todos, mas temos que crer neste amor e conhecer que a manifestação
do amor de Deus se deu quando enviou o seu único filho, o Unigênito do Pai para
que as pessoas cressem Nele e assim vivessem por Ele. Para que não perecessem
no pecado, mas ganhassem a vida eterna. Em Jo 3:16 diz que: “E
nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em
amor está em Deus, e Deus nele”.
Em Jo
3:10 diz que: “Porque
Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo
aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
O amor não consiste
em nós amarmos a Deus, mas em Ele ter nos amado primeiro e enviado seu filho
para morrer por nós. 1 Jo 4:10 diz que: “Nisto está o amor, não em que nós
tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para
propiciação pelos nossos pecados”.
O amor de Deus nos
constrange observando que Jesus morreu por todos, não só pelos justos, mas
pelos injustos e injustos. 2 Co 5:14 diz: “Porque o amor de Cristo nos
constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos
morreram”. Morrendo por amor a todos para que os que vivem não vivam
para si mesmos segundo as suas próprias vontades, mas vivam para Jesus, Aquele
que morreu e ressuscitou para que eles vivessem.
Deus teve
misericórdia de nós que vivíamos distantes Dele, em nossos pecados e imundices,
agindo como ignorantes e incrédulos diante de Deus, mas mesmo estando nessa
condição Deus não nos abandonou, mas ao contrário entregou seu único filho para
nos dar vida e vida em abundância.
Nosso Jesus Cristo e
Deus, nos amou tanto e nos consolou e nos consolará eternamente, nos animando e
aumentando a nossa fé, não porque merecemos, mas pela Sua graça e misericórdia
pelas nossas vidas. 2 Tes 2:16: “E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e
nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa
esperança”.
“Conserva
o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em
Cristo Jesus”. 2 Tm 1:13.
Misericórdia é amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário