Translate

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Amar a Deus...

Quem ama a Deus é aquele que guarda a Sua palavra, como diz em Jo 14:15: “Se me amais, guardai os meus mandamentos”.

O nosso amor por Deus consiste em recebermos os seus preceitos, guardando-os em nossos corações. Com isso Deus nos explica como é que podemos amá-lo verdadeiramente e de todo coração. Pois muitos são os que falam que O amam, mas poucos o amam verdadeiramente e o colocam em primeiro lugar no ranking dos amados.

Os que amam a Deus de todo coração primeiramente recebem os Seus preceitos. São aquelas pessoas que ouvem a palavra de Deus com um coração de uma criança, com curiosidade e com o coração receptivo e disposto a aprender. Aqueles que não se negam a ouvir, mas recebem com mansidão e carinho.

Além de receber a palavra, aquele que verdadeiramente ama a Deus observa a palavra. Mas como é observá-la? É quando a palavra não é apenas escutada, mas escutada atenciosamente porque reconhecem que aquela palavra vem de Deus. Essa palavra é também analisada posteriormente e torna-se objeto de reflexão. Essas pessoas dão importância ao que Deus lhes fala.

Depois de receber os preceitos e posteriormente observá-los a pessoa guarda-os dentro de si. A palavra diz em Jo 14:21 que: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama”. Neste caso aquela palavra não foi apenas ouvida e observada, mas, ainda, interiorizada. Ela não passa apenas pelos ouvidos de quem ouve, mas desse para o coração e passa a fazer parte da sua vida e influenciar em suas práticas.

Essa é a clara condição de quem ama a Deus. É uma condição absoluta, pois Jesus diz que: “se me amais, guardareis os meus mandamentos”.  Jo 14:15.

Quem ama a Deus se torna morada Dele, pois Deus é amor. E assim Cristo se revelará a ele através do amor que guarda por Deus. Jesus diz, em Jo 14:21, que: “aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele”. E em Jo 14:23: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada”.

Deus é amor e todo o amor vem de Deus, por isso quando estamos com o coração cheio de amor, isso provém de Deus para aqueles que nascem Dele. Quem ama nasce de Deus. Quem ama conhece a Deus porque Deus é amor. 1 Jo 4:7 diz: “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus”. Ao contrário daquele que não ama, pois este não O conhece. Com diz 1 Jo 4:8: “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor”.

Se caminhamos cheios de amor, com o coração aberto a esse novo sentimento, Deus permanecerá dentro de nós e nós conseguiremos permanecer firmes e perseverantes na fé até o fim. Porque Deus é amor.

Deus tem um amor imenso por todos, mas temos que crer neste amor e conhecer que a manifestação do amor de Deus se deu quando enviou o seu único filho, o Unigênito do Pai para que as pessoas cressem Nele e assim vivessem por Ele. Para que não perecessem no pecado, mas ganhassem a vida eterna. Em Jo 3:16 diz que: “E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele”.

Em Jo 3:10 diz que: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

O amor não consiste em nós amarmos a Deus, mas em Ele ter nos amado primeiro e enviado seu filho para morrer por nós. 1 Jo 4:10 diz que: “Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados”.

O amor de Deus nos constrange observando que Jesus morreu por todos, não só pelos justos, mas pelos injustos e injustos. 2 Co 5:14 diz: “Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram”. Morrendo por amor a todos para que os que vivem não vivam para si mesmos segundo as suas próprias vontades, mas vivam para Jesus, Aquele que morreu e ressuscitou para que eles vivessem.

Deus teve misericórdia de nós que vivíamos distantes Dele, em nossos pecados e imundices, agindo como ignorantes e incrédulos diante de Deus, mas mesmo estando nessa condição Deus não nos abandonou, mas ao contrário entregou seu único filho para nos dar vida e vida em abundância.

Nosso Jesus Cristo e Deus, nos amou tanto e nos consolou e nos consolará eternamente, nos animando e aumentando a nossa fé, não porque merecemos, mas pela Sua graça e misericórdia pelas nossas vidas. 2 Tes 2:16: “E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança”.

“Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus”. 2 Tm 1:13.


 Misericórdia é amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário