Translate

terça-feira, 8 de abril de 2014

Exercício Físico Completo: Ballet - Balé.

Ballet é uma ótima atividade física para quem está querendo se exercitar. É uma ótima escolha. Já fiz Ballet durante 2 anos seguidos e este ano tinha dado uma parada, mas não resisti e retornei. Teve uma matéria que li sobre o ballet que me estimulou bastante e quero dar essa dica para vocês. 



Leiam a seguir:


Difícil arranjar um exercício mais completo do que a natação - o exercício trabalha os músculos do corpo todo, exige melhora da respiração e estimula o condicionamento cardiovascular. Mas um estudo da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, conseguiu encontrar uma atividade ainda mais eficiente: o balé clássico. A equipe de pesquisadores comparou o desempenho de membros da famosa academia Royal Ballet com o de nadadores da seleção olímpica britânica. Os bailarinos apresentaram melhores resultados em sete de dez medidas de condicionamento físico analisadas, como equilíbrio psicológico, flexibilidade e equilíbrio corporal. 

"A técnica é indicada tanto para crianças como para adultos por ser uma atividade física que trabalha todo o corpo, como poucas modalidades esportivas fazem", afirma o ortopedista Marcelo Cavalheiro, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Conheça os benefícios que você pode esperar ao eleger o ballet como a sua opção de exercício físico. 



Respiração de atleta

Dançar uma música clássica é calmo para quem assiste, mas quem dança escorre suor e precisa de um fôlego danado para terminar uma coreografia cheia de saltos, piruetas e outros passos difíceis. Por isso, faz parte das aulas aprender a respirar aproveitando o máximo possível da capacidade do diafragma: coloque a mão um pouco acima da sua cintura e procure inspirar pelo nariz, empurrando a mão para fora. Na hora de soltar o ar, contraia como se quisesse encostar uma mão na outra. "Essa respiração é um ótimo trabalho de todo o sistema cardiovascular e respiratório", afirma Marcelo Cavalheiro. 

Postura perfeita

Dor nas costas causada pela má postura é um problema que dificilmente perturba bailarinos. "O balé clássico trabalha os principais grupos musculares responsáveis pela manutenção da postura, que são a musculatura abdominal, peitoral e das costas", afirma a professora de balé Mariana Bastos, coordenadora pedagógica do Ballet Paula Castro, de São Paulo. "Os alunos são estimulados a manter a postura correta, com abdômen contraído, quadril 'encaixado' e coluna alinhada." O ortopedista Marcelo também explica que esse alinhamento de todo o corpo faz com que garante um ótimo equilíbrio corporal. "O aluno consegue realizar as atividades do dia a dia com movimentos mais precisos, articulações protegidas e menor gasto de energia", afirma.  

Músculos trabalhados

Engana-se quem acredita na aparência frágil dos bailarinos. "O balé promove hipertrofia, ou seja, aumenta e fortalece os músculos tanto quanto a musculação", afirma o ortopedista Marcelo. Além de toda a musculatura responsável pela postura, Mariana Bastos afirma que a técnica estimula tantos os membros inferiores quanto superiores, por conta de exercícios de salto, sustentação em determinadas posições.

Barriga chapada

Bailarino com barriga saliente é algo raro de ser ver. Primeiro porque a postura correta é cobrada o tempo todo nas aulas, o que inclui encolher a barriga. Segundo, porque é uma atividade física como qualquer outra que proporciona queima de calorias. 

Flexibilidade

Segundo o ortopedista Marcelo, não adianta ser apenas forte ou ter músculos elásticos, é preciso ter equilíbrio muscular. "Nesse ponto, o balé pode ser melhor até que a musculação de academia, porque alonga e trabalha os músculos ao mesmo tempo", afirma. Como resultado, os grupos musculares não ficam encurtados e há menor risco de lesões. "A flexibilidade é trabalhada em todos os exercícios de balé porque os movimentos precisam ser realizados com grande amplitude", afirma a professora de balé Mariana. 
Bem-estar e percepção corporal
Por ser ao mesmo tempo uma atividade prazerosa - os movimentos acontecem de acordo com o compasso da música - e um exercício físico que libera endorfina, uma substância responsável pelo prazer, o balé proporciona muito bem-estar. "A técnica também ajuda a melhorar a autoestima e a percepção corporal, pois é preciso ter consciência de todas as partes do corpo para realizar os exercícios", 

Agilidade e coordenação motora

Conforme o aluno consegue aprender e executar os exercícios básicos de balé, os passos vão ficando mais difíceis. "A complexidade dos movimentos aumenta em cada estágio, exigindo cada vez mais agilidade e coordenação motora", comenta a professora de balé Mariana. Também é preciso dominar bem a técnica porque, por mais que os exercícios sejam difíceis de executar, o bailarino precisa realizar cada movimento de forma leve e sutil, sem mostrar o esforço que está fazendo. 
Então vamos para as minhas dicas & palpites pessoais:Nota estabelecida por mim: 10. É um exercício muito bom para  a saúde do corpo e da mente e eficaz para cuidar do corpo. Depois que descobri esse exercício físico vi que é a melhor escolha para sair da rotina, cuidar da saúde e ainda se divertir.

sábado, 5 de abril de 2014

As Linguagens do Amor!



Todos nós gostamos de ser amados. Temos essa necessidade em nosso coração. Somos carentes de amor! Esse interesse de se sentir amado é primordial em nossas vidas. Todos nós temos um tanque vazio esperando ser cheio.


O amor é diferente da paixão, pois a paixão passa e o amor continua. A paixão não encherá o nosso tanque vazio e quando a paixão acaba, os olhos cegos se abrem e a venda da paixão é tirada. 
Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.


O problema muitas vezes não é a falta de amor nos relacionamentos, mas sim no entendimento da linguagem do amor do outro. Quando entendemos como o outro prefere ser amado buscaremos a prática desta forma de amor. Assim o outro se sentirá mais amado. Muitos expressam o amor da sua maneira, mas essa maneira pode não ser a que o outro entende como uma demonstração de amor. É como se colocasse um italiano para se comunicar com um japonês. É difícil de se entenderem.

Falar a linguagem de amor do outro, é viver constantemente o romantismo e deixar o outro realizado e mais feliz. Seu relacionamento seguirá mais fácil e sua vida mais alegre.

O amor é prática. É uma decisão. Não adianta falarmos que amamos se na prática demonstramos outra coisa.

No livro de Gary Champman, As Cinco Linguagens do Amor ele fala como podemos expressar o amor ao outro. Resumidamente há diversas maneiras de manifestar o “eu te amo”, entre elas:
Palavras de Afirmação
“A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.” Provérbios 18:21
Falar para o outro palavras que o façam sentir amados é um desafio. Mas tem gente que só se sente amado se ouvir. Palavras de apreço, amáveis e encorajadoras são muito eficazes para esse amor ser praticado. A forma com que falamos também determinará se estamos falando com amor ou com irritação. E isso deve vir do coração. É uma decisão de falar ou não.
Qualidade de Tempo 
Em nosso dia a dia temos vários afazeres e dividimos eles de acordo com as nossas prioridades. Se separarmos um tempo para o outro isso demonstrará amor. Estaremos priorizando o tempo com essa pessoa. Poderíamos fazer muitas coisas, mas estamos nos dedicando a só uma. Isso é amor! Quando amamos queremos estar juntos. Isso é decisão! É prática!
Receber Presentes
Tem pessoas que se sentem amadas quando recebem algo material. Temos que entender que não importa o valor em dinheiro do presente, mas o valor real é aquele que vem do sentimento. Algumas pessoas gostam tanto de receber presentes que guardam num lugar em que possa preservá-lo por mais tempo. Por exemplo quando guardamos papeis de bombons, pétalas de rosas, cartas, etc. Quando projetamos dar um presente, primeiro pensamos no outro e pensamos no que o outro gosta.  O mais importante é que, mesmo sem estar junto, o outro se sentiu lembrado. São marcos que constroem uma história de amor. Ninguém investe naquilo que não vale a pena. Não precisa ser datas oficiais, o melhor é aquele presente sem data, diário. Todos gostam de surpresas nos relacionamentos.
Formas de Servir
Gostamos de ser servidos e nos sentimos cuidados quando isso acontece. É a expressão de seu amor fazendo algo que irá agradar o outro e para fazermos isso precisamos sair do nosso comodismo e nos mover. Algo simples ou complexo. Como fazer algo que seria tarefa do outro só por amor. Se o outro reclama muito de que não fazemos isso ou aquilo é porque essa é a linguagem do amor que ele deseja que você pratique. Coisas simples como um simples jantar é considerado um grande presente. Isso é amar! Isso é decisão! É preciso se dispor!
Toque Físico
Geralmente é a maior linguagem de amor do sexo masculino e ele se expressa através do toque, é tocar por afeto e por carinho. Andar de mãos dadas, cafuné, abraçar, pôr a cabeça no colo do outro. Aliás todos deveriam começar o dia com um bom abraço! Toques afetuosos serão lembrados mesmos no meio de dificuldades. O outro irá apreciar mais alguns toques que outros, aprenda com o outro. 


Estamos em tempo de falta de amor, "E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará".
Mateus 24:12.
Descubra a linguagem do amor das pessoas a sua volta e AME, decida amá-lo e ponha em prática. O amor não acaba ele é para sempre. Ser amado é muito bom, mas amar é melhor ainda. 
Se amarmos provavelmente em consequência disso seremos amados também. Que possamos aprender a amar!
Não podemos esperar que o homem ou a mulher nos satisfaça totalmente, pois só em Cristo somos realmente supridos. Deus é amor!
"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor nunca falha"

1 Coríntios 13:4-8